domingo, 12 de janeiro de 2014

leopardo-das-neves

O Leopardo-das-neves é uma espécie de felino das altas montanhas. Podemos encontrar exemplares desta espécie nos vales das montanhas da Ásia central, a alturas de 5500 metros.
O Leopardo-das-neves podem ser encontrados na Mongólia, oeste e sul da China, o Nepal, os Himalaias, Tibete, Afeganistão, Paquistão, … como vemos, encontra-se por toda uma superfície de cerca de um milhão de kilómetros quadrados. Este felino vive geralmente debaixo do limite das neves. No Verão, entre os 2700 e os 6000 metros de altitude. No Inverno desce para os 1000 metros. Graças à sua pelagem densa e os seus sólidos pulmões, não fica afectado pela falta de oxigénio do local.
O Leopardo-das-neves possui uma pelagem comprida e espessa, vai desde do cinzento claro ao cinzento creme. A parte inferior da sua pelagem é mais branca enquanto a zona dorsal está cheia de manchas escuras em forma de anéis (separados ou não). O leopardo-das-neves apresenta patas de grandes e orelhas curtas e arredondadas. O peso deste leopardo ronda entre os 25 e os 50 kg. O seu comprimento varia entre um 1 metro e 1,30 metros. A sua cauda é longa, entre os 90 cm e 1 m de comprimento. Esta ajuda a manter o equilíbrio em zonas mais perigosas.
Sabemos que o Leopardo-das-neves é um animal muito solitário que ocupa um grande território. Tanto que a única fêmea encontra-se num vale inteiro. É um felino excessivamente raro e difícil de observar na natureza devida a inacessibilidade do seu habitat. Para alimentar-se, este caça íbex, markhors e gazelas do Tibete. Também caça presas mais pequenas como marmotas ou lebres.
Leopardo-das-nevesImagens do Leopardo-das-neves
Todos os dias o Leopardo-das-neves percorre grandes distâncias para procurar as suas presas. Ele procura um local para viver em cavidades de penhascos e parece permanecer fiel aos seus refúgios habituais.
Ao contrário do leopardo comum, o Leopardo-das-neves é activo durante o dia e caça directamente e não utiliza estratégias de ataques surpresa. Os seus grandes olhos estão perfeitamente adaptados para uma visibilidade difícil, o que lhe permite caçar em zonas mais escuras. Apesar do seu grande tamanho, o Leopardo-das-neves ronrona da mesma forma que os pequenos felinos. Graças às suas grandes e musculadas patas posteriores, o Leopardo-das-neves é o melhor saltador entre os felinos. Pode chegar a saltar até de metros de altura. É uma animal que caça em emboscada, para posteriormente lançar-se com um salto sobre a presa